Deputada Marinha Raupp participa de debate no Plenário sobre o Financiamento da Saúde

abr 13 • Saúde • 1275 Visualizações • Nenhum comentário em Deputada Marinha Raupp participa de debate no Plenário sobre o Financiamento da Saúde

Deputada Marinha Raupp participa de debate no Plenário sobre o Financiamento da Saúde

A Câmara dos Deputados realizou  Comissão Geral na tarde dessa terça-feira, 8, para discutir o financiamento de ações e programas da área de saúde. A deputada Marinha Raupp convidou o Secretário de Estado da Saúde de Rondônia, Williames Pimentel, para participar do debate, em que os Representantes do Conselho Nacional de Saúde e do Movimento Saúde+10, que reúne dezenas de entidades ligadas à saúde, estiveram presentes.

O Movimento Saúde+10 recolheu 2,2 milhões de assinaturas e apresentou um projeto de iniciativa popular (PLP 321/13) que obriga a União a destinar anualmente 10% de suas receitas correntes brutas para o financiamento do setor. De acordo com o Movimento, a medida representaria um total de R$ 45 bilhões a mais para o setor.

O secretário Pimentel discursou na Tribuna e agradeceu a deputada Marinha Raupp, considerando-a uma guerreira, a qual o Estado sempre tem honrado. Pimentel falou sobre a importância da abertura deste diálogo no intuito de atender o anseio de toda a sociedade civil. “Esta Casa, atendendo ao anseio de toda a sociedade civil e abrindo as portas para democratizar ainda mais o debate, com quase 2 milhões de assinaturas, está de parabéns, por estarmos num momento de discussão”, disse.

Em setembro de 2013, com a articulação e mediação da deputada Marinha Raupp junto ao Ministério da Saúde (MS), foram aportados recursos na ordem de R$ 33 milhões para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) realizar o atendimento ambulatorial e hospitalar aos pacientes de média e alta complexidade. Esta ampliação do teto financeiro está programada para serem depositadas em parcelas e no prazo de um ano

 

Texto e Fotos – Camila Rachid

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »