Por solicitação do Hemocentro de Ariquemes estão suspensas as cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública e privada da região

maio 28 • Saúde • 1641 Visualizações • Nenhum comentário em Por solicitação do Hemocentro de Ariquemes estão suspensas as cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública e privada da região

 

Situação crítica está o estoque de sangue no Hemocentro de Ariquemes. E a fim de continuar garantindo sangue para os casos de emergência a direção do Hemocentro de Ariquemes, solicitou o cancelamento das cirurgias eletivas nos hospitais públicos e privados da região.

A informação foi dada na reunião ordinária desta terça-feira (27) do Conselho Municipal de Saúde, pela representante do Hemocentro no Conselho, Sonia Regina Batine.

Segundo a conselheira Sonia, o estoque de sangue no Hemocentro de Ariquemes está baixo, no nível prudente somente para atender os casos de emergência. E se aproximando o período da Copa do Mundo, ficará ainda mais crítico, se não houver uma mobilização das autoridades e da população quanto a doação regular de sangue.

A conselheira Sonia, ainda afirma que na cidade tem que se implantar uma cultura de doação permanente de sangue. Os profissionais de saúde precisam se engajar nesse processo, tanto os da rede pública como particular. Fidelizando as pessoas para essa atitude, pois só assim o Hemocentro poderá manter um estoque que atenda todas as necessidades da população.

O Hemocentro de Ariquemes precisa manter um estoque de 300 bolsas de sangue. O sangue doado vale por 35 dias. Para se conseguir uma bolsa apta é preciso 5 doadores. Não adianta doar só nas campanhas. É preciso uma atitude permanente. O homem pode doar de 3 em 3 meses. A mulher de 4 em 4 meses. O sangue doado salva muitas vidas.

Autor: Antonio Carlos Alberti.

 

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »