Prática de exercícios físicos faz bem para saúde

mar 5 • Saúde • 768 Visualizações • Nenhum comentário em Prática de exercícios físicos faz bem para saúde

Hoje em dia muitos são os cuidados para se ter uma melhor qualidade de vida. As pe

 

Redação DS
Hoje em dia muitos são os cuidados para se ter uma melhor qualidade de vida. As pessoas estão procurando por academias, cuidando da aparência física e da saúde, sabendo que a prática de atividades físicas de maneira correta traz inúmeros benefícios a saúde.

O ideal, antes da prática de exercicios é passar por uma orientação médica, que dirá os tipos de exercícios a serem praticados, e por um profissional da área de Educação Física que montará um programa com os exercícios mais recomendados e a maneira correta de fazê-los sem causar riscos à saúde.

Muitas pessoas esquecem da qualidade dos exercícios a serem praticados, não procurando antes de tudo saber o que pode e o que não se deve fazer. Um exemplo muito claro, são as pessoas que querem emagrecer, começam praticando abdominais para acabar com aquela “barriguinha indesejável”, sem procurar por nenhum profissional para que possa estar passando as orientações adequadas.

Fazer exercicíos sem orientação é muito perigoso, ainda mais quando se trata da prática de abdominais de maneira errada, podendo por em risco a integridade da coluna lombar.

Outro cuidado a ser tomado é com prática de exercícios em equipamentos de ginástica, tais como: bicicleta, escada, esteira e demais equipamentos. Os exercícios nesses equipamentos podem ser feitos com uso de cargas. O mais importante na utilização desses aparelhos, é manter a postura correta para um bom desempenho dos movimentos no exercício, se utilizada uma carga maior que pode suportar, poderá ocasionar desgaste nas estruturas da coluna, com o aparecimento de dores.

Segundo Reginaldo Matias, 24, instrutor de academia há seis anos, “é feita uma consulta prévia com o aluno, onde são feitas perguntas sobre o histórico médico e o tempo que o indivíduo não pratica atividade física. Se o aluno falar que apresenta algum problema ortopédico, o instrutor pedirá para ele procurar um médico, que indicará os exercícios que não poderão ser feitos. Através do laudo médico o profissional de Educação Física passará um programa de exercícios para o aluno”, explicou Reginaldo.

Afirmou ainda que academia onde trabalha não possui médico ou fisioterapeuta, mas sem dúvida alguma deveria ter, para segurança dos alunos que lá malham. Os frequentadores da academia que não fazem os exames médicos solicitados assinam um termo de responsabilidade, livrando academia de qualquer eventualidade. São feitos somente avaliações de medidas, tais como: medição de gordura corporal (adipômetro), peso e tirada as medidas do aluno com fita métrica.

“Os exercícios são passados de acordo com o estado físico, tempo em que não pratica atividade física, doenças crônicas degenerativas (obesidade e sedentarismo) e objetivo do aluno, seguindo esses critérios o instrutor fará uma programação de atividades a serem desenvolvidas”, ressaltou o instrutor.

Reginaldo aproveitou o momento para alertar a todos que pretendem começar uma atividade ou que já praticam há algum tempo para que nunca malhem de barriga vazia pois pode causar desmaios. Sugeriu que comam alimentos leves e saudáveis, usem roupas leves e adequadas.

 

Fonte: educacaofisica.com.br

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »