Rondonienses viajam de barco por 4 dias para o Natal em família no AM

Rondonienses viajam de barco por 4 dias para o Natal em família no AM

Longe da família, pessoas enfrentam dias e noites a bordo de um barco cargueiro para chegar a tempo de passar o Natal com aqueles que amam. O barco Vieira II é transportador de frutas e verduras, mas permite a viagem de famílias, que vão de Porto Velho a Manaus (AM), no percurso que dura cerca de quatro dias. A ocasião é uma oportunidade de fazer amizades e aproveitar a paisagem da natureza amazônica.

O comandante Célio Garcia trabalha no trecho Porto Velho – Manaus há 1 ano e 3 meses. Antes de exercer a função no Rio Madeira, o capitão trabalhava no Rio Solimões, fazendo a fronteira da Colômbia ao Peru. A bordo, Célio passou 22 anos longe da família no Natal e Ano Novo, mas garante que a festa acontece junto aos passageiros.

No percurso de ida e volta, com 12 dias de viagem, este ano, o comandante passa o Natal com a família, que mora em Manaus, e retorna para Porto Velho no dia 26, embarcando no Porto do Cai N’água no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. “A família fica em Manaus e passamos o Ano Novo no Porto, com a tripulação”, disse Célio.

A passageira Fabiana Gomes Souza, de 36 anos, mora em Alta Floresta do Oeste (RO) e todo ano faz a viagem de barco de Porto Velho a Manaus, com os dois filhos, para passar as festas com a família. “É cansativo, temos um pouco de receio, mas estamos acostumados. A família está nos esperando, ansiosos para matar a saudade.” Fabiana ficará com a família e deve voltar em janeiro. “A volta é mais cansativa e triste, porque deixamos a família, mas ano que vem estamos no mesmo barco de novo”, disse a dona de casa.

Já o aposentado José Almeida, de 76 anos, estava de passagem por Porto Velho e contou sobre sua vida como viajante. “Não sei de onde sou, nasci perto do Peru e rodei todo o mundo. Como inspetor de endemias, viajei 42 anos de barco, avião, caminhão e conheci mais de 100 rios e 28 municípios. Fui parar no Rio Grande do Sul e de lá pra cá, continuo viajando”, relata o aposentado, que se alegra em conseguir passar as festas com a família em Manaus.

O aposentado José Martins, acostumado a passar as festas longe da família, já conheceu mais de 100 rios em viagens pelo país (Foto: Gaia Quiquiô/G1)O aposentado José Martins, acostumado a passar as festas longe da família, já conheceu mais de 100 rios em viagens pelo país (Foto: Gaia Quiquiô/G1)

O barco saiu no sábado (20) de Porto Velho, às 16h, e chegou a Manaus na quarta-feira (24), a tempo para que todos os passageiros passem o Natal com os familiares.

 

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *