7 dicas para acertar na abertura de uma franquia

7 dicas para acertar na abertura de uma franquia

O setor de franquias é buscado por quem deseja ter um negócio com uma marca já consolidada e processos bem delimitados. Essas facilidades fazem com que a mortalidade desse tipo de negócio seja menor que a de negócios convencionais.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 3,7% das franquias são fechadas em seus dois primeiros anos de vida. Entre os negócios convencionais, este porcentual é de 24,9%.

No entanto, ainda há riscos. E boa parte dos fechamentos de franquias ocorre devido às más escolhas dos franqueados.

A opinião é de Flavio Maia, diretor-presidente da consultoria Brasil Gestão & Treinamento. “As franquias podem dar errado. Mas quando as escolhas são certas, os riscos diminuem significativamente”, afirma.

Maia foi um dos palestrantes do Fórum de Franchising da Expo ABF Rio 2015, feira de franquias realizada no Riocentro, zona oeste da capital fluminense. Em sua fala, ele deu dicas para quem deseja ter a própria unidade:

1. Faça o que gosta
Maia diz que é imprescindível levar em conta os gostos pessoais de cada empreendedor. Por mais promissor que seja um determinado setor, se não houver afinidade, o melhor é procurar outra coisa.

2. Faça uma boa pesquisa
Antes de contatar as franqueadoras, Maia recomenda que os interessados pesquisem bastante sobre as redes e que não considerem qualquer opinião como algo totalmente verdadeiro. Segundo o especialista, o site da ABF e veículos jornalísticos sérios devem ser incluídos na pesquisa.

3. Pense nos valores
Ao definir quais setores são os melhores, é hora de buscar as franquias da área. O especialista diz que há algumas características, que mostram que um franqueador é uma boa escolha. São elas: reputação, postura, experiência, competência, resultados, porte, profissionalismo, métodos, marca e serviços. “Quanto mais desses valores tiver a franquia, melhor ela é. Mas uma rede pode ser boa mesmo sem algum desses fatores”, afirma.

4. Busque experiência
Um dos pontos relevantes na hora de escolher é a experiência, mas isso não significa que você deve ignorar de primeira as franquias novas. Para Maia, uma empresa recém-surgida pode oferecer preços mais convidativos. Mas deve haver experiência em algum lugar. “Se a empresa é nova, a pessoa que a criou deve ter história. Analise-a. Veja se ela tem conhecimento real no que fala.”

5. Defina o ponto
A unidade deve estar em um lugar com o maior número possível de pessoas pertencentes ao seu público-alvo. “Os três fatores mais importantes para o sucesso são o ponto comercial, o ponto comercial e o ponto comercial”, diz.

6. Padronização
As unidades de uma franquia devem ser quase como cópias umas das outras. O produto tem que ser igual, assim como o atendimento e a comunicação visual da unidade. A padronização é uma das premissas básicas de uma franquia. Antes de se comprometer com alguma rede, visite operações e veja se há uniformidade nos processos. Se tudo é igual, prossiga. Do contrário, repense suas escolhas.

7. Procure os franqueados
Ir até quem já tem uma unidade da franquia que você deseja ter é muito eficaz para ver se as promessas da franqueadora correspondem à realidade. Maia recomenda que mais de um franqueado seja visitado. Assim, pode-se evitar que seu julgamento seja contaminado por algum empreendedor otimista ou pessimista demais.

 

Fonte: PGN

Marcos Neris

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