As empresas por trás de 5 doces famosos

abr 7 • Vitrine empresarial • 1211 Visualizações • Nenhum comentário em As empresas por trás de 5 doces famosos

Uma das grandes tendências do mercado alimentício são as comidas saudáveis. No entanto, muitas pessoas não conseguem abrir mão dos doces em seu cotidiano. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), 21,7% da população consome regularmente doces. Dos jovens de 18 a 24 anos, 32% comem esse tipo de alimento no dia a dia.

 

Com uma paixão tão grande por bolos, chocolates e balas, é inevitável que algumas marcas fiquem na memória afetiva das pessoas. Pensando nisso, a lista abaixo apresenta as empresas por trás de alguns dos doces mais queridos dos brasileiros.

1. Bubbaloo

A famosa goma de mascar recheada foi lançada em 1984 pela Adams a partir de um projeto engavetado na década de 1970. Durante três anos, o chiclete só poderia ser encontrado no sabor tutti-frutti. Só em 1987 que uma segunda opção foi lançada: a de morango.

Em 2003, a Adams foi comprada pela empresa inglesa Cadbury, que, por sua vez, foi adquirida em 2010 pela Kraft Foods. Hoje, o chiclete é parte do portfólio de doces da Mondelez International, braço de balas, confeitos, biscoitos, chocolates e snacks da Kraft Foods. Atualmente, a marca Bubbaloo é vendida em 25 países e tem 22,4% de participação no segmento de chicletes de bola no Brasil.

2. 7 Belo

A tradicional bala mastigável já teve muitas versões diferentes, como a de uva e a de maçã verde. Mas o sabor que realmente conquistou o coração dos brasileiros foi o de framboesa. A Arcor, empresa da qual a marca 7 Belo faz parte, é responsável por muitos outros queridinhos, como a Tortuguita e os Huevitos, chiclete comparado a um ovo de dinossauro.

A empresa foi fundada em julho de 1951 em um pequeno povoado na Argentina como uma fábrica apenas de balas. Junto com o Grupo Danone, forma a Bagley Latinoamérica S.A., empresa que a incluiu nos negócios de biscoitos e cereais na América Latina. Em 2014, o Grupo Arcor faturou mais de US$ 3 bilhões e, em exportações, arrecadou US$ 320 milhões.

3. Paçoquita

Há mais de 25 anos no mercado, a Paçoquita é uma das líderes no segmento de doces de amendoim no país. Há poucos anos, lançou também a versão cremosa de seu produto. A empresa dona da marca é a Santa Helena, fundada em 1942, conhecida pelos seus doces e confeitos à base de amendoim.

A empresa foi fundada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por José Marques Telles. Com uma estrutura familiar, era comandada por Telles e seus três filhos. A produção era focada apenas em pequenos estabelecimentos da cidade.

Além da Paçoquita, outro sucesso da Santa Helena é o Mendorato, marca de amendoim japonês lançada em 1990. Com esses produtos, a empresa conseguiu ser detentora do selo Pró-Amendoim, da ABICAB (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). O reconhecimento atesta a boa procedência e qualidade de seus produtos.

4. Nutella

O mais conhecido creme de avelãs já deixou de ser uma simples marca para se tornar, praticamente, o nome oficial do produto. Criado em 1940 na Itália, o doce é vendido em mais de 75 países e pode ser encontrado no Brasil desde 2005.

Quem desenvolveu a receita do famoso creme de avelãs foi Pietro Ferrero, antigo membro do Grupo Ferrero, responsável também por produtos como Ferrero Rocher. Tic Tac e Kinder Ovo. Os ovos de chocolate foram os primeiros produtos da empresa a chegarem no mercado brasileiro, em 1994. Foi nesse mesmo ano que a Ferrero se fixou no Brasil, com apenas 10 colaboradores.

A produção no país foi iniciada em julho de 1997, em Poços de Caldas. Essa fábrica atende não só o mercado interno, mas também países como Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Equador.

5. Dadinho

Criado em 1954 com embalagem inspirada na comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo, o Dadinho foi nomeado a partir de um apelido dado pelos consumidores por causa de seu formato. A detentora da marca é a empresa Doce Sabor, que fica em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Atualmente, a Doce Sabor lançou novos produtos na linha do Dadinho, dentre eles está uma versão cremosa do doce feito à base de amendoim.

FontePEGN

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »