Como tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio de sucesso

out 15 • Vitrine empresarial • 401 Visualizações • Nenhum comentário em Como tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio de sucesso

A influência da internet e das novas tecnologias provocou uma grande mudança cultural e de hábitos na população, especialmente entre os jovens. Com vontade de realizar grandes feitos em pouco tempo, as novas gerações trocaram planejamentos e pesquisas minuciosas pela prática. Acompanhando essa transformação, o Sebrae Minas lançou oGuia essencial para novos empreendedores. Formado por quatro volumes, o material foi pensado para atender a uma nova mentalidade empreendedora.

De acordo com o analista do Sebrae Minas, Cláudio Rosa, “está acontecendo uma inversão na lógica de construção dos negócios. Anteriormente, as pessoas dedicavam muito tempo e energia para elaborar um plano de negócios antes de o empreendimento entrar em operação. No novo modelo não é preciso investir meses em um planejamento de cinco anos, pois qualquer plano raramente sobrevive ao pri¬meiro contato com os clientes”. Para o analista, negócios bem-sucedidos passam rapidamente de um erro a outro, “em um processo de adaptação e aprimoramento a partir do feedback dos consumidores”.

Ao longo das páginas do guia, o leitor percebe diversas referências dos universos pop. Há frases inspiradoras e histórias de personagens do cinema, literatura e quadrinhos que vão desde os livros O Senhor dos Anéis, passando pela trilogia Matrix e a saga Guerra nas Estrelas, até à série Chapolin Colorado. A diagramação em cores e com ilustrações complementa a proposta de usar uma linguagem moderna e atual, mais próxima do público jovem.

Em quatro volumes
Cada um dos volumes do guia tem uma função específica. O primeiro, Descoberta, foi concebido para ser um mapa, isto é, um passo a passo que ajuda o empreendedor a se conhecer melhor e a encontrar a zona de convergência entre a paixão e aquilo que desperta o interesse de outras pessoas. O segundo, Ideação, explica como gerar e selecionar as melhores ideias. A transformação desse projeto em um negócio que gere valor e capte clientes é a proposta do volume três, Modelagem e Proposta de Valor. Por fim, o quarto volume, chamado de Implantação, ajuda a construir um empreendimento a partir das ideais desenvolvidas anteriormente.

“Usamos no material uma metodologia inspirada nas empresas de tecnologia inovadoras de pequeno porte, as startups. Nelas, há uma cultura forte do ‘faça você mesmo’, onde todos são incentivados a propor, criar e colocar em prática projetos variados, ligados ou não ao negócio em si”, explica Rosa. Em cada um dos volumes, o leitor é incentivado a exercitar habilidades essenciais para empreender e administrar uma empresa.

As atividades propostas dispensam avaliação ou acompanhamento por outro profissional e, por esse motivo, o guia abusa de exemplos, cases e histórias de sucesso. “Cada uma das ferramentas foi pensada para permitir que o aprendizado teórico seja transformado em ações práticas e imediatas”, acrescenta o analista.

Baixe o “Guia essencial para novos empreendedores” nos links abaixo:

Volume 1 – Descoberta é um mapa para ajudar empreendedores a encontrarem seu propósito e conectar seus talentos a novas oportunidades.

Volume 2 – Ideação ensina como aplicar a criatividade para gerar e prototipar ideias.

Volume 3 – Modelagem e Proposta de Valor apresenta ferramentas para projetar um modelo de negócio que constrói, entrega e captura valor dos clientes.

Volume 4 – Implantação traz o passo a passo de como construir um projeto ou negócio a partir de uma ideia desenvolvida no papel.

 

Fonte:PEGN

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »