BELEZA:Vinho-terapia

Vinho-terapia
Desde a antiguidade, os gregos acreditavam que o vinho tinha propriedades curativas. Após pesquisas, foi descoberto que um dos componentes da uva rosada, o chamado polifenóis da uva, tem ação antioxidante, auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo, promove maior hidratação e tonificação da pele e auxilia também na termogênese.
A Vinho terapia é uma técnica terapêutica ortomolecular que visa proporcionar o equilíbrio da termogênese, um processo físico, natural do organismo para manter o equilíbrio da temperatura corporal. Como a termogênese está diretamente ligada à eliminação de gordura corporal, é uma técnica muito utilizada por esteticistas e mesmo terapeutas, que trabalham com emagrecimento. Os especialistas asseguram que essa técnica previne o envelhecimento das células, hidrata a pele e até tonifica os músculos. Na vinho terapia, o segredo do sucesso tem nome: os polifenóis cujo seu poder antioxidante supera em cem vezes o da vitamina E, muito utilizada em cosméticos.
Para os especialistas, essa qualidade do vinho faz com que os tratamentos baseados nessa bebida retardem o envelhecimento das células, hidratem a pele, tonifiquem os músculos e melhorem a aparência dos glúteos e do abdômen. As marcas que comercializam esse tipo de produto asseguram que os cremes e as emulsões destinadas à vinho terapia “hidratam a pele em profundidade, dão brilho, protegem as fibras de sustentação da pele, desintoxicam os tecidos e melhoram a circulação”. Os polifenóis são ricos em vitaminas C, E e A, o que contribui para aumento e melhora da elasticidade e firmeza da pele. O vinho é utilizado nas estéticas facial, corporal e capilar desde sua forma natural, como é ingerido, ate em forma de cosmético.
Hoje são encontrados diversos produtos com vinho e polifenóis da uva como, por exemplo, cremes para massagens, tratamentos para rejuvenescimento e hidratação facial e sais para bandagens.
Para aumentar a ação dos polifenóis da uva, deve ser feita antes uma esfoliação, facilitando a permeação dos princípios ativos.
Costuma-se também oferecer ao cliente uma taça de vinho tinto seco para degustar enquanto é realizado o tratamento ou depois. Na estética corporal, o vinho é utilizado para tratamentos redutores e para auxiliar tratamentos de hipotonia tissular.
No tratamento capilar, os polifenóis são adicionados em xampus, condicionadores, mascaras hidratante e finalizadores indicados para cabelos danificados, com químicas e coloração.
Efeitos fisiológicos: ativa a circulação, antioxidante, auxilia na alimentação de toxinas.
Indicação: pele desvitalizada auxilia nos tratamentos redutores e de flacidez, hidratação da pele, rejuvenescimento, clareamento da pele.
A freqüência do tratamento dependera do tipo do tratamento, local e produto utilizado. Em media, são feitos 02 vezes por semana.
Deus abençoe você meu querido leitor…
Pricila da Silva Amorim