Semed e Senar finalizam o Curso”Horticultor Orgânico”

jan 28 • Agricultura e Pecuária • 1571 Visualizações • Nenhum comentário em Semed e Senar finalizam o Curso”Horticultor Orgânico”

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou nesta quarta-feira (27), o encerramento do curso de “Horticultor Orgânico”, através do Pronatec visando a capacitação dos alunos que trabalharam as competências básicas, específicas e de gestão necessárias à realização, com pró-atividade, autonomia, segurança e qualidade, das atividades inerentes ao exercício da profissão de Horticultor Orgânico. O curso foi ministrado na Escola Municipal Roberto Turbay, de carga horária total de 120 horas.

Tais atividades dizem respeito ao gerenciamento da atividade de operação de máquinas e implementos, que inclui a operação e manutenção básica das máquinas e planejamento do plantio.  Deverá ainda, seguir a legislação referente à saúde e segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.

Na ocasião, a secretária de Educação, parabenizou a todos pela conclusão do curso, pois sem a participação da comunidade, dos pais na vida escolar dos filhos, não há desenvolvimento no funcionamento de uma escola. ” Acredito que uma escola não funciona sem a participação dos pais, da comunidade. Daqui uns dias as aulas iniciarão, e sabemos que as crianças terão no cardápio produtos orgânicos de qualidade”, expôs.

No módulo Empreendedor no campo, o Pronatec do SENAR ensina a analisar, avaliar, tomar as melhores decisões, colocando a técnica e a criatividade a serviço da produtividade e da lucratividade.

Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos.

Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade; não utilizando agrotóxicos preserva a qualidade da água usada na irrigação e não polui o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas; por utilizar sistema de manejo.

Mesmo no período de férias, a Escola Roberto Turbay não fecha suas portas, oferecendo capacitação aos seus funcionários e demais interessados.

Do DECOM/PMA

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »