Nove pontes velhas eliminadas na estrada de Buritis a Jacinópolis

out 23 • Destaque • 2497 Visualizações • Nenhum comentário em Nove pontes velhas eliminadas na estrada de Buritis a Jacinópolis

A Linha 2, conhecida como Doizinha, estrada de acesso do distrito de Jacinópolis (pertencente a Nova Mamoré) ao município de Buritis, tem mais nove pontes velhas de madeira eliminadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

As nove pontes foram substituídas por bueiros armicos (tubos metálicos). A estrada também está recebendo patrolamento constante, além de cortes de morros elevados, eliminação de curvas perigosas e encascalhamento. “São os benefícios do Projeto Estradão, criado em 2011, pelo governador Confúcio Moura, destaca o diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini.

Conforme o chefe da Residência Regional do DER em Buritis, Luiz do Carmo Almeida, o Polaco, neste ano a Linha Doizinha, 76 km de extensão, recebeu patrolamento duas vezes e na última semana foi iniciado o encascalhamento.

Galerias de concreto

Mosquini recorda de sua visita a “Doizinha” em 2011, ocasião em que se mostrou impressionado com as péssimas condições da estrada. “O governador Confúcio autorizou implantar o Projeto Estradão na região de Buritis. No ano passado, Linha Doizinha foram construídas duas galerias de concreto, eliminando três pontes de madeira, e agora, mais nove pontes eliminadas”, acrescenta.

Residência em Buritis

O diretor ressalta, ainda, que o Projeto Estradão é realizado em toda região rural dos municípios de Buritis, Campo Novo, e distritos de Jacinópolis (Nova Mamoré) e Rio Branco (Buritis), e nas localidades de Rio Pardo e Marco Azul (Porto Velho). Mosquini frisa que são regiões de assentamentos e que os moradores sobrevivem da agricultura familiar.

O diretor afirma ainda que o governador Confúcio Moura determinou a instalação de uma Residência Regional do DER em Buritis, para dar o suporte necessário aos agricultores. Frisa que a estrada de Buritis até Rio Pardo também recebeu patrolamento duas vezes neste ano. A vicinal de Campo Novo até Jacinópolis (110 km) também foi recuperada.

Mão Amiga

A estrutura do DER em Buritis permitiu ao governo estadual realizar o projeto Mão Amiga (recuperação das vicinais) em Jacinópolis (283 km); em Rio Pardo (345); e em Minas Nova (134 km). “Essas localidades ficam perto de Buritis, mas pertencem a outras cidades, como Porto Velho e Nova Mamoré. Isso não interessa, o governo oferece apoio a quem precisa”, garante o diretor.

PONTE01

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »