Veja 20 franquias com mais lojas; avalie prós e contras antes de investir

mar 17 • Economia • 1542 Visualizações • Nenhum comentário em Veja 20 franquias com mais lojas; avalie prós e contras antes de investir

Com 3.691 pontos de venda, a rede de perfumes e cosméticos O Boticário é a franquia com o maior número de unidades em operação no Brasil atualmente, segundo ranking divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O levantamento considera o número de lojas contabilizado até dezembro de 2013.

Em segundo lugar, ficou a franquia Colchões Ortobom (loja de colchões), com 1.783 unidades em operação no ano passado, seguida pelo McDonald’s (rede de fast-food), com 1.646 pontos de venda, de acordo com o ranking.

 

A franquia de reforço escolar Kumon ficou na 4ª posição, com 1.565 unidades, e a rede de chocolates Cacau Show é a 5ª colocada, com 1.545 lojas.

Para a consultora no setor de franquias Ana Vecchi, do escritório Vecchi Ancona, quando uma marca opera com muitas lojas, o novo franqueado já terá clientela desde o dia da inauguração.

“O esforço de venda é menor, pois as pessoas conhecem a marca e os produtos. Além disso, a empresa já tem experiência como franqueadora e, na teoria, pode oferecer maior suporte ao franqueado”, afirma.

No entanto, a consultora diz que a taxa de franquia e, consequentemente, o investimento inicial são mais caros quando a franquia está consolidada no mercado e tem muitas lojas em operação. “O fraqueado paga pelo nome que a empresa construiu e pela experiência que ela oferece.”

Vecchi declara, ainda, que ao investir em uma franquia com muitas unidades em funcionamento, os pontos disponíveis tendem a ser menos privilegiados. “Em tese, os locais de maior interesse já foram ocupados por outros franqueados e a rede precisa procurar pontos de menor fluxo ou com menor presença de seu público-alvo.”

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »