Campeonato de Bets resgata brincadeiras em Ariquemes

Campeonato de Bets resgata brincadeiras em Ariquemes

Em Ariquemes, será realizado o 1º Campeonato de Bets do município. O torneio acontece no domingo, 3, às 15h, no campo de areia da  Praça do Setor 9. De acordo com a organização, o objetivo é resgatar antigas brincadeiras e a disputa será divida em três categorias: criança, juvenil e adulto, segundo o servidor público, Moisés Franco, organizador. Os participantes devem ser inscrever em duplas.
Para Franco, que também já organizou duas edições da Corrida de Rolimã na cidade, a ideia de criar campeonatos que resgatam brincadeiras do passado surgiu como forma de incentivar a prática esportiva entre as crianças do bairro onde mora, no Setor 9.

 

Moisés é o organizador do Campeonato de Bets em Ariquemes (Foto: Franciele do Vale)

Moisés é o organizador do Campeonato de Bets em Ariquemes (Foto: Franciele do Vale)

– Hoje em dia as crianças ficam muito dentro de casa, apenas assistindo televisão ou no computador e não praticam nenhum exercício físico. Temos em Ariquemes essa praça do Setor 9, bem estruturada, e eles podem se divertir no local – comenta.
As crianças poderão participar sem pagar taxa de inscrição e todas devem ganhar brindes simbólicos. Já as categorias juvenil e adulto devem pagar taxa de inscrição, que ainda terá o valor estipulado, assim como a premiação dos vencedores.
O jogo

É tudo simples e barato. Para jogar, os participantes precisam de dois tacos feitos de madeira, uma bola e duas garrafas pets cheias de água. Já a dinâmica do jogo é uma batalha entre quatro jogadores, que são divididos em duplas. Eles colocam as garrafas a 10 passos de distância uma da outra e tiram par ou ímpar para decidir que dupla vai ficar com os tacos e que dupla vai ficar com a bola.

A dupla que está com os tacos deve proteger seu posto dos ataques das bolas e arremessá-las para longe, para que suas garrafas não sejam derrubadas e o jogo invertido. Quando isso acontecer, os jogadores trocam de posição: correm da garrafa em que estavam para a garrafa do outro lado. Cada vez que eles se cruzam, marcam uma quantidade de pontos. A dupla que está com a bola tem que apanhá-la o mais depressa possível para tentar derrubar a garrafa antes que os adversários somem o total de pontos da partida.

Fonte:Plantão esportivo

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *