Estudantes retornam de estágio de guerra com o exército, em RO

Estudantes retornam de estágio de guerra com o exército, em RO

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Operação Ipixuna, uma atividade de treinamento da tropa com a participação de estudantes de jornalismo de uma faculdade particular de Porto Velho. Cerca de 900 soldados e 15 alunos partiram para Humaitá (AM) na sexta-feira (31) e ficaram no local por quatro dias, em um intenso treinamento de guerra, que possibilitou a integração do Exército com os futuros profissionais da comunicação.

Unidades militares de Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Guajará-Mirim (RO) se deslocaram para Humaitá, onde aconteceu o treinamento em área urbana, junto com 15 estudantes e uma professora do curso de jornalismo.

Os acadêmicos participaram do treinamento como estagiários correspondente de assuntos militares e montaram uma central de jornalismo, onde realizaram trabalhos de uma redação de jornal, fazendo a cobertura da operação.

“Tenho muitos amigos que atuam há anos na imprensa rondoniense, mas tenho certeza que em sua grande maioria jamais passou por essa experiência”, disse o estudante David Rodrigues. O acadêmico contou que acompanhou todo o treinamento dos soldados em simulação de defesa terrestre, naval e aérea. “Durante quatro dias, convivi em um cenário de guerra, atuando como repórter, inclusive com um voo de reconhecimento da área de conflito e, com isso, adquiri capacitação para atuar em eventos que envolvam gerenciamento de crises militares ou civis”, declarou o aluno.

“Foi a primeira vez, em nossa área, que pudemos contar com a participação de ‘jornalistas’ em nossos exercícios. Pudemos também aprender com eles a percepção e o sentimento do repórter, incansável na busca das informações para levar ao público as verdades. Acreditamos ter passado um pouco do que somos: cidadãos como quaisquer outros, que acreditamos no país e que, se preciso for, daremos até nossas vidas pela sua integridade”, avaliou Alberto Ramos, major da 17ª Brigada.

Segundo o militar, a intenção do Exército é repetir a experiência quando surgir uma nova oportunidade para treinamento, semelhante ao estágio na Operação Ipixuna.

 

Fonte:G1

 

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *