Rio Crespo: 1º Ciclo de Palestras do Agronegócio foi um sucesso

mar 19 • Agricultura, Geral, Todas as Notícias • 287 Visualizações • Nenhum comentário em Rio Crespo: 1º Ciclo de Palestras do Agronegócio foi um sucesso

O “1º Ciclo de Palestras do Agronegócio” realizado pela prefeitura de Rio Crespo, por meio da Secretária municipal de Agricultura foi um sucesso.
O evento aconteceu no plenário da câmara municipal,e houve a participação de dezenas produtores rurais,onde os mesmos puderam sanar todas as duvidas de acordo o tipo de negócio desenvolvido em suas propriedade.

A primeira palestra foi focada no cultivo de Cará e Inhame, ministrada pelo engenheiro Agrônomo Rodiney Assis, da “Germisul” que durante a palestra explicou passo a passo todos os procedimentos, que foi deste a plantação a maneira de cuidar da lavoura até a colheita.
Rodiney destacou os tipos de doenças pragas como a “casca preta” pinta preta, cabeleira do Inhame, e a lagarta desfolhadora,que em caso de severo ataque, causa desfolhamento parcial ou total da planta, dano que atrasa o desenvolvimento da planta e provoca redução da produção.

A palestrada voltada para “Sanidade do gado leiteiro” foi de extrema importância para os produtores de leite, uma vez que o palestrante e medico veterinário Jorge Luis Fensterseifer da “Ouro fino” explanou tudo sobre o assunto,deixando os participantes satisfeitos com as informações obtidas.
Foi abordado temas como a retenção de placenta e suas causas, entre elas Estresse,falhas de manejo,doenças nutricionais,doenças bacterianas ou virais,distúrbios hormonais,que de acordo o veterinário as vacas velhas são 72% atingidas.
O palestrante destacou também doenças como Endometites, Umbigos e suas conseqüências no processo inflamatório, diarréias e suas características.
De acordo a secretária de agricultura o objetivo do evento foi trazer conhecimentos para os produtores rurais com a finalidade de que os mesmo possam aprimorarem suas produções tendo a certeza de que irão produzir alimentos dentro dos padrões de qualidade.

“Sou grata ao prefeito pela oportunidade frente a esta tão relevante pasta,destaco todo o apoio recebido em prol a melhorias do homem do campo,que com certeza é uma das fortes economias do nosso estado e em nosso município não é diferente” afirmou a secretária de agricultura.
Estiveram presentes no evento os Engenheiros agrônomos da BOASAFRA Nayara Fernanda e Maykon Willer e o técnico da Dimicron Jonas Antunes, além dos vereadores Lauro Vilas Boa ( Febre do rato) vereador Valdeni Machado( Mimi)Joaldo Gomes,o Secretario de Agricultura de Ariquemes Evandro Leite,o gerente de inspeção sanitária e coordenador do prove; Élio Kreuzberg,e o técnico da Emater Rio Crespo Gilberto Bidó.

Fonte:ASCOM PMRC

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »