Rio Crespo:Através da prefeitura e Emater, Senar realiza curso de inseminação

maio 11 • Geral, Todas as Notícias • 473 Visualizações • Nenhum comentário em Rio Crespo:Através da prefeitura e Emater, Senar realiza curso de inseminação

Com apoio da prefeitura municipal  de Rio Crespo e Emater, o Senar, Serviço Nacional de aprendizagem Rural realizou nos dias 08,09, 10 e 11 de maio o curso de inseminação artificial em vacas leiteiras, onde as aulas praticas aconteceram na  fazenda Boa Safra  localizada na linha c 90 e as aulas teóricas na fazenda Brasil Central do senhor Antônio Louzada onde foi concedido  espaço e animais para o processo pratico de inseminação.

A inseminação é um processo de reprodução sem a presença do touro, processo este que teve inicio mundialmente  no ano de 1732 na Itália, e no Brasil nos anos 80.

Ao todo foram 12 participantes, e para abrilhantar a turma de alunos, o curso teve uma única aluna mulher ,Mariana Dalprá, que já  cursa o segundo ano  de ensino superior em  veterinária, que de acordo Mariana  se interessou pelo curso por ter tudo haver com o curso que busca formação.

Mariana disse ainda que o aproveitamento esta sendo ótimo, e tem certeza que após o curso estará preparada para desenvolver os trabalhos de inseminação, uma vez que o mercado é promissor, e devido os trabalhos tecnológicos o aproveitamento é de 80%  enquanto o tradicional oferece em media 70%.

Durante as aulas praticas foram usadas o aparelho reprodutor completo da fêmea  cedido pelo frigorifico, proporcionando aos participantes conhecimentos amplos na realização dos procedimentos exigidos

De acordo a professora e medica veterinária Evanilse Esteves , o objetivo do curso é fazer com que o homem do campo viva com tecnologia  sem precisar pagar  mão de obra, fazendo com que o processo possa atingir o menor custo beneficio.

o prefeito esteve presente no local das aulas praticas  e na pessoa da médica veterinária parabenizou o trabalho desenvolvido pela “SENAR”,e desejou sucesso no aprendizado aos alunos participante e declarou todo o  apoio necessário.

“Queremos o melhor para o município,não faremos nada sozinhos,precisamos de parceria,prova disso foi o empenho da secretária de agricultura que se empenhou maciçamente para que este curso pudesse ser realizado” concluiu o prefeito.

A secretária de Agricultura agradeceu ao Senar pelo apoio  e destacou o profissionalismo da instrutora e veterinária Evanilse pela  dedicação durante os 4 dias de curso.

“Não podemos deixar de externar nossos agradecimentos ao “Sindicato dos Produtores Rurais de Itapuã do Oeste”,que  através de seu presidente Milton Leles Pereira, conseguimos este curso,e deixou  disponível a captação  de outros que em breve serão ministrados em nosso  município” disse a secretária.

De acordo a secretária já está viabilizando a aplicação de  outros cursos no município através do Senar,entre eles  o de “Hidroponia“, uma técnica de cultivo onde as raízes das plantas ficam suspensas em uma estufa. As hortaliças recebem uma mistura nutritiva que utiliza apenas três litros de água por ramo de alface durante todo o ciclo de de produção. Além da economia de água, há também a economia de agrotóxico.

 

Por:Ascom PMRC

 

 

 

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »