TSE decide pela manutenção de Confúcio Moura no governo de RO

TSE decide pela manutenção de Confúcio Moura no governo de RO

Acompanhando voto do ministro relator João Otávio de Noronha, nesta quarta-feira (30), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram pela manutenção do mandato do govenador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), e do vice dele, Daniel Pereira (PDT).

A decisão, que já havia sido caracterizada liminarmente pelo próprio TSE, reforma o acórdão da cassação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e descaracteriza a acusação de crime eleitoral defendida pela junta de advogados de Expedito Júnior (PSDB), segundo colocado para o governo nas eleições de 2014.

O ministro João Otávio de Noronha, em resposta ao exposto pelos advogados de Expedito Júnior, justificou que não há provas conclusivas que justifiquem a cassação de Confúcio Moura e seu vice, e que não é ilegal dar alimento a quem participa de convenção partidária. Segundo ele, o momento político é uma festa e o povo tem direito de festejar junto ao seu candidato.

 

A ministra Luciana Lóssio apoiou a justificativa do ministro relator e fez uma ressalva: “Há que se considerar também o número de participantes na convenção, algo em torno de 1.300 pessoas, número irrelevante se considerado o número de votos, 280 mil”, disse.

Ao dar provimento ao recurso ordinário de Confúcio Moura, o ministro João Otávio criticou o TRE-RO, por ter acatado as acusações de compra de voto e cooptação de eleitor, uma vez que, segundo ele, é comum fazer festa em lançamento de candidatura.

No TRE-RO, a cassação de Confúcio Moura foi mantida por quatro votos a três, após o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra a coligação “Rondônia no Caminho Certo”, impetrada por Expedito Junior.

De acordo com o processo, em uma convenção realizada no ano passado pelo PMDB, houve distribuição em grande quantidade de comida aos cerca de mil participantes do evento, caracterizando abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *