Deputado Adelino Follador enaltece trabalhos da Assembleia Legislativa para atender servidores públicos em negociações

Deputado Adelino Follador enaltece trabalhos da Assembleia Legislativa para atender servidores públicos em negociações

O deputado Adelino Follador (DEM) em seu discurso na sessão desta quarta-feira (11) destacou a importância da Assembleia nas negociações com categorias para a solução de impasses com servidores públicos estaduais.

O parlamentar comentou o acordo para o fim da greve da Educação. A elaboração da proposta teve a intermediação da Assembleia Legislativa, que se comprometeu em dispor de R$ 20 milhões do orçamento do Legislativo para complementar o impacto na folha de pagamento da educação.

O deputado também ressaltou o empenho da Casa para aprovar projetos, para atender servidores do Detran e para tratar da produtividade dos servidores do DER e da estruturação do órgão.

Follador enalteceu o papel do departamento na recuperação das estradas estaduais, principalmente na região de Ariquemes que, segundo o deputado, ficam em péssimas condições, após o período de chuvas.

“Estive com a nova diretoria do DER cobrando para que o órgão se empenhe na recuperação das nossas rodovias estaduais. Em Ariquemes, 100% das estradas estão em condições precárias. Recebeu pouco cascalho no ano passado e com essas chuvas, estão intransitáveis”, afirmou o deputado.

O parlamentar disse ter cobrado do DER, mais maquinários para atender regiões como a Linha de Triunfo, a RO 140, que dá acesso a Colina Verde e estaria tomada por atoleiros, a RO 144, que estaria interditada, assim como a RO 010, entre outras.

Prefeituras
O deputado criticou a administração do Executivo Municipal que, segundo ele, estaria fazendo licitação para transporte escolar. O deputado, ao citar a arrecadação do município, de mais de R$ 1 bilhão, disse ser inaceitável que a licitação esteja sendo feita apenas agora.

“Já estamos em abril e nossas crianças ainda estão sem ônibus escolares. Registro minha indignação com a falta de responsabilidade em não terem licitado isso no ano passado. Isso é uma questão de gestão, quanto mais dinheiro se passa para Porto Velho, pior fica”, declarou Adelino Follador.

O deputado citou, ainda, a arrecadação das prefeituras do interior que, segundo ele, acabam sendo prejudicadas por conta das usinas, “que tiram o ICMS das prefeituras”. O parlamentar fez um apelo a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

“Os prefeitos precisam brigar. Temos uma decisão do Supremo, que afirma a existência de erro no cálculo do ICMS das usinas, que nunca cumpriram com os compromissos firmados”, disse o deputado.

Por fim, Adelino Follador reforçou seu posicionamento contrário ao projeto que autoriza a elevação dos reservatórios da usina de Santo Antônio, discutido na sessão de terça-feira (11). O parlamentar disse que “é ilusão dizer que a alagação vai garantir mais energia para o país”.

O deputado disse que as usinas estão fomentando uma guerra dentro de Jacy-Paraná ao comentar a divisão de opiniões entre os moradores que participaram da sessão e que, segundo o deputado, ao final, existiu caso de ameaças de morte entre pessoas de lados oponentes.

“Esse projeto deveria ser eliminado, rejeitado, para que não se tenha mais riscos de causar mais prejuízos para o Estado de Rondônia”, concluiu Adelino Follador.

ALE/RO – DECOM – Juliana Martins
Foto: Ana Célia

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *