FOLLADOR QUER ASSISTÊNCIA, INSUMOS E EQUIPAMENTOS PARA AGRICULTORES

FOLLADOR QUER ASSISTÊNCIA, INSUMOS  E EQUIPAMENTOS PARA AGRICULTORES

 

                            Envolvido com o trabalho de centenas de associações de produtores rurais do Estado de Rondônia, o deputado Adelino Follador (DEM) disse ontem por telefone, que está planejando uma ação de legislativa de alcance para atender essas comunidades em suas necessidades essenciais, com projetos que promovam a melhoria e aumento da produção, tornando possível, rica e prazerosa a vida no campo.

 

Segundo o deputado, é preciso desenvolver um trabalho exemplar de apoio à produção nessas áreas de pequenos e médios produtores, de modo que seja possível conciliar uma produção cada vez maior sem a necessidade de abertura de novas áreas de cultivo de lavouras ou de criação de animais. Para ele, o Poder Público tem o dever de incentivar a produção em áreas degradadas, áreas encapoeiradas, possibilitando meios para a destoca, preparação e correção do solo e adubagem, medidas que sozinhos esses agricultores não conseguem adotar devido ao elevado custo da aquisição de calcário, por exemplo, que é um mineral essencial para correção de solos ácidos, tão característicos em praticamente em todo território rondoniense.

 

 

AQUISIÇÃO DE CALCÁRIO E MÁQUINAS AGRÍCOLAS

 

O deputado disse que tem projetos dirigidos para esta área, para aquisição de calcário, incluindo também como beneficiário o Município de Porto Velho, assim como para aquisição de máquinas e implementos agrícolas, e ainda para a agroindústria. Segundo ele, é preciso agregar valor ao que é produzido nas pequenas propriedades – queijos e todos os derivados do leite, assim como a produção de hortaliças e grãos, típicos da agricultura familiar.

 

AdelinoFollador lembrou que enquanto foi secretário da Agricultura e Indústria de Ariquemes, na gestão do prefeito ConfúcioMoura, implantou projetos dessa natureza incentivando a agroindústria, que passou a ser, em Ariquemes, o principal fornecedor da merenda escolar adquirida pela Prefeitura Municipal. “Deu tão certo esta iniciativa que outros municípios adotaram nosso modelo”, disse o deputado lembrando que projetos como este além de melhorar a vida dos produtores rurais, tem peso importante na economia local e regional, e por isso exige que sejam incentivados.

 

Texto: Assessoria – crp.

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *