SEMSAU de Ariquemes realiza treinamento aos servidores da saúde sobre o coronavírus

SEMSAU de Ariquemes realiza treinamento aos servidores da saúde sobre o coronavírus

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), promoveu na última semana, uma capacitação para cerca de 120 profissionais da Atenção Primária, Unidades Básicas de Saúde (UBS), profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros servidores da saúde, que atuam na rede pública ou privada, sobre a prevenção contra o coronavírus. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA).

Os participantes receberam instruções sobre como identificar casos suspeitos que chegam às unidades de saúde, bem como aos protocolos de acolhimento, isolamento e coleta de material para análise em laboratório. Discursaram durante o evento, para apresentar os métodos de prevenção, o médico clínico geral Eli de Sousa Mussi e a médica pediatra Luciane Berti Cavalcanti.

O Secretário da SEMSAU, Marcelo Graeff, afirmou haver um protocolo instaurado pelo Ministério da Saúde, em caso de confirmação da doença no Estado de Rondônia e destacou a importância da integração entre as redes de saúde para possuir maior agilidade e segurança nos casos suspeitos.

“Muita coisa vem sendo falada na mídia e nós precisamos alinhar esse conhecimento, porque uma das partes principais no combate ao Corona vírus é o alinhamento de informações, principalmente na situação de comunicação dos casos ao Ministério da Saúde. Quando nós notificamos um caso suspeito, nós entramos no radar do Ministério da Saúde e desta maneira nós conseguimos então fazer com que todas os olhares, forças, ajudas e concentração de esforços intelectuais também venham para Ariquemes.” Citou.

CORONAVÍRUS

O Ministério da Saúde divulgou na última segunda-feira (9), que no Brasil há 25 casos confirmados de coronavírus, sendo 4 por transmissão local e 21 casos importados. Até o momento, são monitorados 930 casos suspeitos e outros 685 casos foram descartados. Atualmente, o Estado não possui nenhum caso positivo.

Rondônia incluiu no relatório de segunda-feira, dois novos casos suspeitos da doença. Enquanto que um caso, que estava sendo investigado, foi descartado pelo órgão de saúde.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Ariquemes.ro.gov.br

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *