Emater incentiva piscicultura em tanque de lona em Capitão Poço

abr 19 • Agricultura, Psicultura, Todas as Notícias • 150 Visualizações • Nenhum comentário em Emater incentiva piscicultura em tanque de lona em Capitão Poço

Um projeto inovador deve revolucionar a produção de pescado em cativeiro no município de Capitão Poço: a criação de peixes em tanque de lona, com a adição de oxigênio e alta renovação de água. O produtor José Fernandes, acompanhado pelos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), iniciou a atividade há 40 dias e já aguarda bons resultados após os primeiros seis meses.

Segundo o técnico em aquicultura e pesca da Emater, Emílio Paixão, esta atividade em breve deve conquistar novos adeptos, já que o beneficio à produção é grande. Devido à maior aeração da água dos tanques, o pescado tem a possibilidade de se desenvolver mais em um ciclo menor na comparação com a produção em tanque escavado ou em tanque-rede.

O produtor está empolgado com o desenvolvimento da atividade em tanque lonil, que conheceu em uma publicação especializada. Fernandes já é piscicultor com dois tanques escavados e ainda possui um pomar variado, com produção de citros. “Este tanque em lona ainda tem outro diferencial, pelo fato da água ter adição de substâncias, como ar e oxigênio, os resíduos são fertilizantes naturais e podem ser utilizados para irrigação das plantações”, esclareceu Paixão.

O diferencial do tanque lonil, ainda segundo o técnico da Emater, é a possibilidade do aumento da produtividade, já que um ciclo pode render até três vezes mais do que um ciclo comum em tanque escavado. A proposta é que cada ciclo renda até 1500 quilos de pescado. “A Emater o está acompanhando o processo desde o início e este é o primeiro caso da Regional de São Miguel do Guamá. Percebemos a potencialidade deste modelo produtivo e vemos uma oportunidade de outros agricultores familiares adentrarem na atividade, já que o custo para aquisição da lona é muito similar ao gasto para fazer o tanque escavado”, garantiu.

Fonte: http://www.agenciapara.com.br

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »