A realidade dos estudantes brasileiros, que buscam realizarem seus sonhos nas Universidades da Bolívia;Veja as fotos

maio 24 • Destaque, Saúde • 10580 Visualizações • 2 comentários em A realidade dos estudantes brasileiros, que buscam realizarem seus sonhos nas Universidades da Bolívia;Veja as fotos

A Jornalista Selma Ramalho Esteve em Cochabamba Bolívia visitando algumas Universidades daquele país, e como referência escolheu  a UPAL. (Universidade   Privada  Aberta  Latino Americana)para mostrar a realidade de estudantes brasileiros como também de outros países  que buscam ali realizar sonhos de ser um excelente profissional em diversas áreas.

Foi  constatado que parte dos estudantes são brasileiros, Porém há estudantes  de outros  países  como;  Peru,Chile,Argentina,Caboverde,Nigeria,Paraguai,Colombia,Mexico,e Estados Unidos.

 Patrícia Miranda Chaves é a Reitora da UPAL,  muito simpática, nos concedeu uma entrevista,e com muita clareza  respondeu nossas perguntas,que de acordo a reitora, a UPAL  já existe há 25 anos,e em Cochabamba está  há 15 anos, e já foram  varias  turmas formadas.

Segurança:

A segurança da universidade é de excelente qualidade, o que garante conforto e tranqüilidade para os alunos da instituição, onde a mesma é monitorada 24 horas, tanto na parte interna como externa do prédio.

A Upal é tida nos país como a preferência dos alunos, principalmente os que vêm de outros estados do pais brasileiro, uma vez que a motivação  desses alunos são o custo financeiro para se formarem, pois formando na Bolívia a reitora da universidade garante que, para formar um medico clinico geral naquele País terá uma redução de mais de 50 %  a menos  que no Brasil,já incluindo despesas pessoais, como alimentação,estadia,internet,e telefone,e como certeza se buscar economizar um pouco mais,ainda sobra um dinheiro extra para o lazer do dia a dia,se bem administrado.

Os cursos de medicina  tem duração de 6 anos, de estudos divididos em 10 semestres e mais  12 meses de internato, há também    cursos de curta duração  que acontece duas vezes ao ano, curso este que tem por nome, “CURSO DE VERÃO E INVERNO”ressaltando que esses cursinhos é para nivelar  os estudos caso fique pendente em alguma matéria.

A UPAL  oferece os cursos de Medicina, Odontologia, Bioquímica e farmácia, ,Psicologia,Comunicação Social E Mercado técnica, e de acordo a Reitora da universidade,os doutores são selecionados,disse ainda que os profissionais trabalham não só pelo financeiro, mas que também dispõe de seu profissionalismo com amor pelas  vidas das pessoas.

A universidade dispõe também em seu quadro funcional funcionários brasileiros para dar suporte aos alunos do Brasil na comunicação, Cocha bamba é uma cidade tranqüila, mas pensando na segurança dos alunos, os mesmos podem escolher  horários preferido para estudar.

As residências conta com um aparato de segurança sofisticado, como porteiros para controlar a entrada e saída de pessoas que freqüentam o local,lembrando que também é exigido rigorosamente procedimentos para os alunos do Brasil ingressarem nas universidades da Bolívia,sendo as principais, histórico escolar assinado e autenticado em cartório, além da vacina contra febre amarela que está em dias antes de viajarem ao País.

    Caso o aluno queira pode tirar o passaporte antes de viajar, fica também a opção de entrar com documentos com fotos,identidade de preferência  e tirar o passaporte no consulado brasileiro.                                                               

A Reitora  Patrícia  Miranda ressalta   que; a Upal    tem a missão   de formar médicos  com  valores éticos e sensibilidade social, competentes em áreas clinico,cirurgias  e intercultural ,capazes de prevenir ,curar,reabilitar e exercer  a  profissão ao serviço das  comunidades e instituições públicas, privadas e continuar seus  estudos ,com a finalidade de aperfeiçoar a profissão.

 

Texto e fotos: Selma Ramalho/ Rondônia Manchete

cocha60 cocha59 cocha58 cocha57 cocha56 cocha55 cocha54 cocha53 cocha52 cocha51 cocha50 cocha49 cocha48 cocha47 cocha46 cocha45 cocha44 cocha43 cocha42 cocha41 cocha40 cocha37 cocha38 cocha39 cocha34 cocha35 cocha36 cocha33 cocha32 cocha31 cocha28 cocha30 cocha25 cocha26 cocha27 cocha24 cocha23 cocha22 cocha18 cocha19 cocha21 cocha15 cocha16 cocha17 cocha14 cocha13 cocha12 cocha09 cocha10 cocha11 cocha06 cocha07 cocha08 cocha05 cocha04 cocha03 cocha cocha01 cocha02 cocha58

Publicações Relacionadas

2 Responses to A realidade dos estudantes brasileiros, que buscam realizarem seus sonhos nas Universidades da Bolívia;Veja as fotos

  1. Anderson leal disse:

    Adoro minha faculdade upal a melhor!!!!

  2. eduardo disse:

    nossa fico indignado como a upal mostra uma realidade que nao condiz, os docentes tratam os alunos muito mal, sao mal educados, ignorantes, e quem disse que a upal e a melhor so se for pra esse ze ruela do anderson leal inclusive aposto que ele deve ter reprovado em alguma materia, cara otario, galera upal nunca , se puderem escolher escolhem pelo menos a ulat que o tratamento e melhor do que a upal,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »