Alex Redano quer cartão de vacina em dia para matricula de crianças em escolas em Rondônia

Alex Redano quer cartão de vacina em dia para matricula de crianças em escolas em Rondônia

A obrigatoriedade da apresentação do cartão/carteira de vacinação para matrícula de crianças nas redes de ensino no Estado de Rondônia, é tema do Projeto de Lei Ordinária (PLO) de autoria do deputado estadual Alex Redano (PRB), apresentado durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia, nesta terça-feira (26).

De acordo com o Projeto de Lei, as escolas da rede pública e particular de ensino em Rondônia deverão exigir dos pais ou responsáveis pelos alunos, no ato da matricula ou rematrícula escolar, a apresentação do cartão/carteira de vacinação das crianças, devidamente atualizada ou de documento similar.Fica determinado ainda que, em caso de irregularidade na vacinação do aluno, cabe a instituição escola, informar aos pais ou responsáveis que existe vacinação pendente e orientar a procurarem um posto de saúde para regularizar a imunização, no prazo de 30 dias sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar para as providencias legais cabíveis.

Redano destaca que o cartão de vacinação é um importante instrumento de vigilância, de controle epidemiológico e prevenção de doenças, muitas que estavam erradicadas no país, mas, que por descuido dos órgãos governamentais de saúde, corroborado a negligencia de alguns pais e responsáveis, já se noticia novamente a incidência de casos, tais como sarampo.

“O cartão é também um recurso pedagógico, pois traz informações sobre cuidados gerais relacionados com o desenvolvimento físico e emocional da criança, como registro civil, amamentação, saúde bucal e auditiva”, destacou Redano.

Além disso, o parlamentar defende que o Projeto atende o anseio da comunidade médica do estado, citando a Dra. Luciana Berti, do Hospital da Criança de Ariquemes, que desde o ano passado cobra com veemência a edição de um instrumento normativo que dê mais efetividade a vacinação das crianças em Rondônia.

Alex deu como exemplo alguns programas governamentais fora da área de saúde que vêm sendo utilizados como instrumento para obter esse resultado, como exemplo, o Programa Bolsa Família, que inclui entre as suas condicionalidades o acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento de menores de sete anos, pré-natal das gestantes e o acompanhamento das nutrizes.

“Queremos com esse Projeto de Lei criar mais um recurso para induzir pais e responsáveis a vacinar regularmente suas crianças. A exigência da apresentação da caderneta de vacinação atualizada da criança a ser matriculada, ou ter sua matrícula renovada, na educação infantil, deve-se em especial, aos cuidados redobrados que essa fase requer”, defendeu o Alex Redano.

Fonte:Decom

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *