Estudante de RO fica na 3ª colocação de concurso internacional de redação

Estudante de RO fica na 3ª colocação de concurso internacional de redação

O estudante Leonardo de Brito, de 16 anos, conquistou o terceiro lugar no 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU). O jovem que cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici (RO), cidade a cerca de 400 quilômetros de Porto Velho, competiu com aproximadamente 1,5 milhão de estudantes de mais de 200 países diferentes.

Os estudantes deveriam escrever uma redação tipo carta com o tema: “Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer”. O adolescente ficou em primeiro lugar nas duas primeiras fases, estadual e nacional, e se classificou para a etapa internacional. A decisão da final aconteceu na Suíça. A primeira colocação do concurso ficou para uma adolescente do Líbano e a segunda com um da Espanha.

Leonardo conta que ainda não foi comunicado oficialmente da terceira colocação e ficou sabendo por acaso. “Eu estava na rua e um conhecido me parabenizou. Eu me assustei e busquei saber. Então encontrei no site que tinha ficado em terceiro lugar, fiquei muito feliz”, lembra o garoto. A comunicação oficial e medalha de bronze devem chegar pelo Correios nos próximos dias.

A conquista vem também pelo apoio dos pais, que sempre incentivam os filhos, Leonardo e Lucas na busca pelo conhecimento. “Muito feliz mesmo. Em ver que uma conquista internacional o Leonardo representou nosso país tão bem”, diz Andreia Silva Brito, a mãe do menino.

Para o pai, Luís da Rocha, o filho se tornou exemplo para outros alunos que também têm sonhos. “O desempenho dele mostra às pessoas, alunos, que podem alcançar que basta dedicar, correr atrás dos seus objetivos”, afirma.

Esta é a última edição do concurso que Leonardo pode participar, já que o limite de idade é de 15 anos. Mas o garoto, que carrega prêmios de outros concursos, dá dicas para quem quer realizar os sonhos e afirma que a grande conquista não são as medalhas.

“Nunca parar de ler e nunca parar de buscar seus sonhos. Sempre que você está lutando, buscando alcançar seu objetivo, alguma coisa você vai ganhar. Pode não ser uma medalha ou um troféu, mas vai ganhar o conhecimento, que ninguém pode tirar de você”, conta.

Fonte:G1

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *