Ariquemes recebe prévia da 5ª edição do Rondônia Rural Show

maio 11 • Geral • 237 Visualizações • Nenhum comentário em Ariquemes recebe prévia da 5ª edição do Rondônia Rural Show

Ariquemes recebe prévia da 5ª edição do Rondônia Rural Show

A 5ª edição da feira Rondônia Rural Show, foi apresentada na noite do último sábado, ao Município de Ariquemes, à empresários, produtores e representantes do poder público, por conta da diversidade e potencialidade nos setores de produção,  comércio, serviços e indústria da região. A reunião aconteceu na nas instalações da Associação Comercial de Ariquemes (Acia).

A feira acontece em Ji Paraná, de 25 a 28 deste mês, e segundo empresários da região, esta é uma grande oportunidade, por se tratar de uma região altamente produtiva composta em sua grande maioria por pequenos e médios produtores rurais. Os números apresentados até agora registram em volume de negociações nos pré-shows em torno de R$ 78 milhões e a grande procura por espaço para expositores, a quinta edição do evento caminha para a consolidação no circuito nacional do agronegócio. ” No mês de fevereiro, tivemos uma prévia que antecipou a disponibilização de crédito aos micro, pequenos e médios empreendedores e agricultores da região. Incentivamos esse processo através do Programa Municipal de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca Familiar, onde disponibilizamos até 50 (cinquenta) horas/máquina de escavadeira hidráulica, bem como seu operador, ficando os encargos referentes ao óleo diesel, a cargo dos produtores beneficiados”, expôs o chefe do Executivo Municipal.

Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, reafirmou a vinda de comitivas internacionais com o intuito de realizar negociações no Estado, para promover o comércio entre países como Bolívia, Equador, Cuba, Panamá, Peru, países africanos, como Angola, Etiópia, Zimbábue, Togo, Namíbia e Costa do Marfim, e os europeus da Polônia, República Tcheca e Bielo Rússia.

Conforme dados da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron), Ariquemes possui, atualmente cerca de três milhões de cabeças de gado, é considerado modelo de produção agropecuária, com importantes investimentos em tecnologia para melhoramento genético, que tem proporcionado uma participação decisiva em volume e qualidade da pauta de exportações do Estado.

Conforme a Emater/RO, o plano safra 2015/2016, disponibiliza recursos para a agricultura familiar com juros para o Pronaf de 5,5% ao ano, é um dos fatores para a realização do show de crédito, serão feitos financiamentos realizados até o final do mês de junho, de 2016. Além disso, é previsto no início de cada ano safra, ocorrer reajustes, sendo que atualmente os juros variam entre 5,5% a 7,5% ao ano, a partir de 30 de julho devem superar os 10%.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, Mary Braganhol, Secretária Adjunta de Estado, coronel da PM Ênedy Dias, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, diretor superintendente do Sebrae, Valdemar Camata Junior, deputados Saulo Moreira e Alex Redano, entre outros representantes.

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »