Rondônia tem 22 cidades em alerta para surto e epidemia de dengue

fev 12 • Saúde • 892 Visualizações • Nenhum comentário em Rondônia tem 22 cidades em alerta para surto e epidemia de dengue

Dos 52 municípios de Rondônia, 22 estão sujeitos a surtos ou epidemia de dengue, informou nesta quarta-feira (12) a diretora da Agência Estadual em Vigilância em Saúde (Agevisa), Arlete Baldez. O número de casos da doença saltou para 940 em janeiro deste ano, no mesmo período do ano passado foram registrados 663. Nesta semana, o Ministério Público do Estado (MPE) obteve liminar que autoriza os agentes de combates a endemias a entrar em terrenos baldios, obras inacabadas, cercadas e não habitadas na capital.

A ordem judicial diz que até os obstáculos podem ser rompidos em domicílios suspeitos de manter criadouros do mosquito, desde que a prefeitura assuma fazer os reparos posteriormente.  A ação civil pública foi movida pelo promotor Shilaimar Christian Priester Marques.

Em comunicado à imprensa, há duas semanas, o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio, afastou o risco de epidemia ou surto de dengue na capital. Ele se vale da pesquisa feita em janeiro, em que o número de casos é o menor em relação ao mesmo período de 2013 e 2012.

O boletim epidemiológico para o monitoramento da Dengue, fornecido ao G1pela Agevisa, aponta as seguintes cidades com maior densidade vetorial:  Porto Velho, Alvorada do oeste, Ariquemes, Buritis, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Costa Marques, Cujubim, Espigão D´Oeste, Guajará Mirim, Itapoã do Oeste, Jaru, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteira do Oeste, Rio Crespo, Rolim de Moura, Seringueiras, Vale do Paraíso e Vale do Jamari.

“Esse estudo aponta quais cidades, bairros e subregiões estão com maior proliferação do mosquito. Estamos orientando os prefeitos a intensificarem as ações de combate aos criadouros e pedindo que a população esteja mais atenta aos cuidados para evitar a propagação das larvas em seus domicílios”, disse a diretora da Agevisa.

Fonte:G1

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »