Instituto divulga lista de empresas que contrataram palestras de Lula

ago 19 • Destaque • 1333 Visualizações • Nenhum comentário em Instituto divulga lista de empresas que contrataram palestras de Lula

A assessoria do Instituto Lula divulgou nesta terça-feira (18) a lista de empresas que contrataram as palestras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 2011, quando ele deixou a Presidência. Segundo a assessoria, a lista foi divulgada em razão de “distorções” sobre o tema.

O Instituto Lula substituiu o então chamado Instituto Cidadania, criado na década de 1990 para auxiliar o ex-presidente a elaborar políticas de governo nas eleições presidenciais que ele disputava. Segundo a assessoria, o instituto serve atualmente como “espaço de interação e diálogo para aqueles que compartilham os ideais de Lula” e para promover atividades como, “seminários, debates e fóruns” sobre os mais variados temas relacionados à política brasileira e internacional.

O documento divulgado pelo instituto nesta terça aponta os nomes de 41 empresas que contrataram palestras do ex-presidente nos últimos quatro anos. Segundo a instituição, essas empresas foram responsáveis por 70 palestras proferidas por ele tanto no Brasil como no exterior, “sendo [Lula] remunerado de acordo com sua projeção internacional e recolhendo os devidos impostos.”

De acordo com o instituto, nesse período, Lula participou de forma gratuita de mais de 200 conferências, palestras e encontros promovidos por sindicatos, movimentos sociais, partidos, governos e instituições multilaterais, “sempre em defesa dos interesses nacionais, da paz mundial, estimulando o combate à fome e à pobreza.”

“Mesmo se tratando de contratos que preservam a privacidade das partes, julgamos necessária sua divulgação neste momento, para esclarecer distorções, manipulações e prejulgamentos em torno dessa atividade e das empresas contratantes, como vem ocorrendo por meio de reportagens, artigos e até editoriais na imprensa”, explicou em nota o instituto.

“Dessa forma, o ex-presidente Lula e o Instituto Lula estão certos de contribuir para o esclarecimento da verdade, a defesa do estado de direito democrático e a garantia dos direitos constitucionais de todos os cidadãos brasileiros”, acrescentou a entidade.

Violação do sigilo
Conforme publicou o Blog do Matheus Leitão, o Ministério da Justiça pedirá à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a possível violação de sigilo de dados compilados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre a empresa Lils, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Reportagem publicada no último fim de semana pela revista “Veja” revelou movimentações financeiras e uma lista de clientes da Lils, a empresa de palestras do ex-presidente. Entre os valores apontados pela publicação, quase R$ 10 milhões foram pagos por empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

Lista
Veja abaixo a lista divulgada pelo Instituto Lula com os nomes das empresas que contrataram as palestras dele desde 2011:

ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industriais
Associação de Bancos do México
Abras – Associação Brasileira de Supermercados
ALL América Latina Logística
Ambev
Andrade Gutierrez
Banco Santander
Bank of America
BBVA Bancomer
BTG Pactual
Camargo Corrêa
Centro de Estudos Estratégicos de Angola
CFELG – Centro de Formacion y Estudios en Liderazgo y Gestion (Colômbia)
Cumbre de Negócios (México)
Dufry do Brasil
Elektra
Endesa
Gás Natural Fenosa
Grupo Petrópolis
Helibrás
Iberdrola
Idea (Argentina)
Infoglobo
Itaú BBA
LG
Lojas Americanas
Microsoft
Nestlé
OAS
GDF Suez Energy Latin America
Odebrecht
Pirelli
Queiroz Galvão
Quip
Revista Voto
Sinaval
Telmex
Telos Empreendimentos Culturais
Terra Networks
Tetra Pak
UTC

 

Fonte:G1

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »