Van para doentes renais é apreendida levando eleitores à posse da ALE-RO

Van para doentes renais é apreendida levando eleitores à posse da ALE-RO

Um veículo de transporte de pacientes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Urupá (RO) foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-364, emPorto Velho, na tarde do último domingo (1º). Sete pessoas, entre elas servidores municipais, ocupavam a van e disseram à polícia que estavam indo assistir à cerimônia de posse dos deputados estaduais na capital. Eles foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil e declararam que seriam eleitores do parlamentar Edson Martins (PMDB). Ao G1, o deputado alegou que os envolvidos são adversários políticos. Já a Prefeitura de Urupá garantiu que abrirá um processo administrativo para apurar o caso.

Conforme a PRF, a van foi abordada após uma denúncia anônima. O condutor do veículo, que, segundo a prefeitura, é usado para transporte de pacientes em tratamento de hemodiálise, informou que recebeu ordem do diretor do Hospital Municipal de Urupá, Adão Brandão, para transportar os funcionários à posse dos deputados estaduais, e que estes eram eleitores de Edson Martins, ex-prefeito de Urupá e deputado estadual reeleito.

O deputado estadual negou ter ligação com os ocupantes do veículo e alegou que são adversários políticos. “O grupo que estava na van são meus piores adversários no município de Urupá. Inclusive, na última eleição, o motorista foi coordenador de uma campanha de outro candidato, que foi meu concorrente”, garante Martins, que disse ainda que aguardará as investigações da Polícia Civil.

 

Adão, diretor do hospital, falou que o veículo estava transportando dois pacientes com consulta agendada na capital, a cerca de 380 quilômetros de Urupá, e admitiu que funcionários públicos pediram para “pegar carona” e assistir a posse dos deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). O evento foi realizado em um espaço de eventos em Porto Velho. Conforme a ocorrência registrada pela PRF na Central de Flagrantes, não havia nenhum paciente sendo transportado e os servidores ainda ressaltaram não estarem em serviço e que apenas utilizavam a van para “prestigiar” a posse dos parlamentares.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Urupá, Valdeir Rodrigues, explicou que a van é utilizada pela Semusa no transporte de pacientes que realizam hemodiálise e são levados para tratamento em Ji-Paraná e Porto Velho. “Esse transporte foi feito sem o conhecimento da prefeitura. Vamos abrir um processo e punir todos os envolvidos”, assegura.

A van foi liberada por volta de 22h30 do domingo e a prefeitura cientificou que ela foi utilizada normalmente nesta segunda-feira (2). De acordo com a polícia, o motorista deve responder judicialmente por peculato – quando o funcionário público apropria-se de dinheiro, valor ou qualquer bem móvel, público ou particular, para proveito alheio. As investigações devem prosseguir através da Delegacia de Polícia Civil de Urupá.

Fonte:G1

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *