Senador Raupp e deputada Marinha participam de reunião na FIERO

Senador Raupp e deputada Marinha participam de reunião na FIERO
O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp participaram na sexta-feira (7) de reunião realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), onde a diretoria desta instituição e a reitoria do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), juntamente com representantes da Prefeitura de Guajará-Mirim e do Governo do Estado, trataram sobre a implantação dos cursos no Campus IFRO/Guajará.

Écio Naves Duarte, reitor do Instituto Federal, comunicou que, inicialmente, será implantado o curso de informática, sendo necessário ouvir dos representantes das instituições presentes, quais outros cursos poderiam ser implantados no referido Campus, observando a seguinte questão: quais cursos induzem o desenvolvimento de Guajará-Mirim?

De acordo com o secretário de estado da Educação, Emerson Castro, os altos investimentos realizados pelos governos Estadual e Federal na infraestrutura, construção de hospital e reforma e ampliação de escolas; pode ser um fator orientador para instalação dos cursos.

Segundo a deputada Marinha Raupp, o Saneamento Ambiental é um ponto fundamental para todo o estado, sendo necessário pensar em um curso específico para a formação de profissionais nessa área. E o senador Raupp destacou a Engenharia como um dos cursos a ser implantado, pois se trata de uma área em que Rondônia carece de profissional.

O IFRO pode se direcionar neste caminho, sem sobrepor curso com o Campus UNIR da localidade, e propiciar à Comunidade segurança para o desenvolvimento de Guajará, disse Raupp.

Já o posicionamento da vice-prefeita de Guajará-Mirim, Cleude Zeed Estevão (Linda), foi para realização de Audiência Pública, em que se ouve a comunidade sobre a demanda de cursos necessários para o crescimento do município e região. Ela informou

Que há a perspectiva de implantação do curso de Medicina para atender brasileiros e bolivianos.

Noventa e três por cento do território do município é Unidade de Conservação, por isto, é necessário pensar na sustentabilidade da localidade, considerando os aspectos regionalizados, incluindo a Bolívia, declarou Linda.

Horizonte de Emprego

Conforme Denis Roberto Baú, presidente do Sistema FIERO, é necessário que o empresariado apresente um horizonte de emprego para que os jovens decidam realizar um curso. Ele citou como exemplo os cursos custeados pela Camargo Correia, na qualificação de mão de obra para construção das UHEs e já indicava a colocação no mercado de trabalho. Desde então pensa neste assunto como uma maneira de viabilizar a implantação de indústrias em Rondônia.

Nesse sentido, a deputada Marinha sugeriu que outras instituições contribuam para a definição dos cursos. O posicionamento político é fundamental para o desenvolvimento sustentável e será importante que outras instituições – Sudam, Suframa, MIC, Ministério do Turismo, MMA, MPA, MAPA, MS, Fecomércio – integrem este núcleo de debates, disse.

Marinha Raupp colocou-se a disposição, juntamente com o senador Raupp, para intermediar com os órgãos federais, em Brasília, a demanda existente.

Texto e Fotos – Carlos Eduardo de Lima

 

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *