Bandeira oficial da Assembleia Legislativa de RO, será revelada nesta quinta-feira

Bandeira oficial da Assembleia Legislativa de RO, será revelada nesta quinta-feira

Instituído dentro da programação especial em comemoração aos 36 anos da Constituição Estadual de Rondônia, realizada no mês de agosto, o concurso para escolha da Bandeira Oficial da Assembleia Legislativa do Estado Rondônia revelará o novo símbolo soberano de representação da coletividade do Poder Legislativo Estadual nesta quinta-feira (14) em Sessão Solene às 09 horas no Plenário “Deputada Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos.

Na ocasião, será anunciada também a redação vencedora do concurso realizado entre alunos da rede pública e privada de ensino, que teve como objetivo enriquecer o conhecimento da escrita dos alunos rondonienses.  De acordo com a comissão organizadora do concurso, ao total foram recebidas 125 inscrições com o projeto da bandeira, das quais apenas 33 foram acolhidas, 83 redações de alunos do ensino fundamental, das quais foram acolhidas 31 e 100 redações de alunos do ensino médio, das quais foram acolhidas 54.

Desse total, a comissão julgadora escolheu os três melhores para serem reconhecidos publicamente e premiados. O resultado do concurso foi publicado no Diário Oficial da Assembleia na tarde desta terça-feira (12), conforme programação do edital e pode ser acessado através do link https://www.al.ro.leg.br/ResultadoFinalConcursodeRedaoedaBandeiraOficialdaALERO.pdf

Processo

Ambos concursos passaram pela análise dos membros da Comissão Julgadora, que afirmou que todos os critérios estabelecidos em edital foram cumpridos. Entre eles criatividade do trabalho, originalidade, comunicação e a coesão entre as medidas da bandeira, memorial descritivo do projeto e o esquema de construção.

Comissão julgadora

Para o mestre em Língua Portuguesa e membro da comissão julgadora, Valdecir Aparecido da Silva, a qualidade das redações foi surpreendente. “Pela quantidade e qualidade dos trabalhos verificamos que o objetivo do concurso foi alcançado, pois houve uma grande mobilização na comunidade estudantil. Através desse concurso, os alunos foram levados a pensar na importância da Constituição Estadual e sobre o trabalho realizado pela Casa de Leis”, disse.

De acordo com Diretor de Comunicação e Publicitário digital e membro da comissão julgadora, Jorge Henrique Damschi, o processo para escolha da bandeira oficial foi bem rigoroso. “Seguimos criteriosamente todos os requisitos do edital. Infelizmente, tivemos que eliminar trabalhos bons, mas que estavam em desacordo com algum item do edital. No final, conseguimos escolher uma bandeira com bastante simplicidade e com uma boa força de marca para Rondônia”.

Para o Web designer e membro da comissão julgadora, Luís Gustavo Carvalho Aldunate, essa iniciativa da Assembleia Legislativa de Rondônia ficará para a história do Estado. “Tivemos um feedback maravilhoso da população e isso representará muito para as próximas gerações”, diz.

Luís Gustavo acrescentou ainda, que diversos trabalhos desclassificados tinham qualidade, valor e beleza. “Mas, edital é edital e não podemos abrir qualquer tipo de exceção. No final, escolhemos aquele trabalho que representará a Assembleia para o povo rondoniense”, enfatizou.

Segundo o Programador Visual e membro da comissão julgadora, Walter Ramagem Badaró Neto, todo trabalho da comissão foi realizado com muito rigor, levando em consideração a seriedade da Casa de Leis. “Um concurso para dar certo precisa de transparência e todos os processos foram executados com muita cautela e atenção. A bandeira campeã sem dúvidas irá representar muito bem a Assembleia Legislativa”, finalizou.

Texto: Laila Moraes-Decom-ALE/RO

Foto: José Hilde-Decom-ALE/RO

Marcos Neris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *